Editorial: Objetos e Objetivos

 

Após centenas de horas assistindo (as vezes só ouvindo) partidas das diferentes ligas e copas do futebol sul-americano neste pandêmico ano de 2020, resolvi começar 2021 criando um espaço virtual para compartilhar (com a maior quantidade de pessoas possíveis) informações e conhecimentos sobre tais campeonatos tão desconhecidos e desvalorizados por nós brasileiros. "Desconhecidos" pelo fato dos brasileiros historicamente (e infelizmente) pouco se identificar culturalmente com a América Latina. "Desvalorizados" pela soberba que nós brasileiros temos futebolisticamente em relação aos clubes e aos torneios de futebol disputados nas "canchas" de nossos vizinhos de continente. Do alto do Olimpo imaginário em que vivem os torcedores dos inúmeros clubes brasileiros, acabamos por desvalorizar e pouco nos importar (excetuando pelo medo que nutrimos dos multicampeões River Plate e Boca Juniors) o futebol que se joga na Argentina, no Chile, no Paraguai, no Uruguai, na Bolívia, no Equador, na Colômbia etc.

Quais os motivos que me levaram a assistir inúmeras partidas dos nossos vizinhos sul-americanos? 1. curiosidade. 2. Paixão por qualquer aspecto da cultura sul-americana. 3. melhorar meu desempenho na bolsa esportiva. 

Após meses e meses investindo na bolsa esportiva (Betfair) muito mais com objetivo de aprendizado do que de lucratividade instantânea posso dizer que consegui acumular alguns conhecimentos que me fizeram melhorar bastante o número de "greens" obtidos. Em um primeiro momento, acreditei que o sucesso estava em adquirir dados estatísticos sobre os campeonatos e o desempenho mais recente dos times. Depois acreditei que o "segredo" estava em desenvolver o "feeling" nas leituras ao vivo dos jogos. Em seguida, acreditei que só havia sucesso no trabalho intenso e disciplinado de assistir muitos jogos. E, por fim, lendo e assistindo muito conteúdo sobre o tema, descobri que existiam vários outros fatores essenciais: gestão de banca, método, disciplina no método etc.

Em suma, todos os elementos supracitados são fulcrais, principalmente se o trader conseguir associá-los da melhor forma possível no seu cotidiano de trabalho. Contudo, a pedra-angular que dá sentido a todas essas estratégias é o PROCESSO CONTÍNUO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO sobre os clubes e ligas aos quais se irá labutar. Sem dúvida, o clichê das ciências humanas de que Conhecimento é Poder, na minha humilde opinião, no caso do trading esportivo, é lei.

Logo, nosso objetivo principal é compartilhar conhecimento, informação e experiência sobre o futebol sul-americano que permita os traders potencializarem a quantidade de seus "greens" diários.

Vamos que Vamos!

Comentários